O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras completa neste dia 10 de fevereiro 45 anos de fundação, quando se consolida como uma das maiores organizações políticas de esquerda do mundo.

O PT nasceu em 10 de fevereiro de 1980, durante a histórica reunião no Colégio Sion, em São Paulo, com o objetivo de dar voz e vez à imensa maioria da população brasileira da cidade e do campo que, ao longo de sua história, foi colocada à margem das grandes decisões políticas e da distribuição da riqueza do país.

De lá para cá, a trajetória do partido foi sempre marcada pela resistência e pelo compromisso diário na defesa da democracia, da liberdade de manifestação e de organização da classe trabalhadora e da garantia de pleno acesso aos direitos mais básicos do povo brasileiro.

A luta do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para mudar e transformar a política no país começa no enfrentamento da ditadura militar, passa pela atuação na Constituinte em defesa da classe trabalhadora e dos movimentos sociais, e se estende com a sua efetiva participação no processo eleitoral, com a conquista de prefeituras, governos estaduais e da Presidência da República, onde foi vitorioso em 5 das 8 eleições presidenciais disputadas.

São 45 anos de lutas, resistência e de conquistas, refletidas em grandes batalhas por melhores salários e geração de empregos, pela reforma agrária, pelo direito à saúde, educação, moradia, segurança pública, à cultura e à vida com dignidade. A atuação dos governos petistas contra a fome, a pobreza, a desigualdade e o combate à discriminação da população negra, mulheres, indígenas e população LGBT+ já se tornou uma marca no cenário político brasileiro.

Todas essas lutas se somam ao enfrentamento nos últimos anos contra uma das mais violentas campanhas promovidas contra um partido político e o presidente Lula, maior liderança popular da história do Brasil. E a vitória não seria possível sem o apoio e a força extraordinária da militância petista, maior patrimônio do partido em todos estes 45 anos.

O PT chega aos seus 45 anos de existência outra vez à frente do governo federal, no terceiro mandato do presidente Lula, que tem a missão de reconstruir o país, após o maior desmonte promovido pelo governo anterior que, além de destruir as políticas públicas implementadas pelos governos petistas e demonstrar total incompetência e insensibilidade perante a morte de 700 mil pessoas vitimadas pela Covid-19, ainda colocou o Brasil novamente no mapa da fome das Nações Unidas.

É preciso destacar que, em apenas dois anos de governo democrático e popular, o país voltou a crescer, foram retomados os programas sociais, a geração de emprego e renda, os investimentos em infraestrutura e também vem sendo implementada a justiça tributária, além da reconquista do protagonismo internacional, entre outros avanços.

O PT comemora seu 45º aniversário em um momento crucial para o futuro do Brasil e do mundo, onde a disputa política tem sido marcada pelo crescimento do extremismo. Além, disso, o mundo do trabalho e os meios de comunicação passam por uma série de transformações que exigem do conjunto do partido uma profunda reflexão e tomada de decisões urgentes.

Apesar da busca por alternativas frente a novos desafios, o compromisso histórico do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras com a construção de uma sociedade democrática, mais justa e igualitária permanece intacto.

Como bem destaca a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em vídeo comemorativo divulgado nesta segunda-feira (10): “45 anos não são 45 dias. O PT aprendeu muito e cresceu com o povo brasileiro nessa trajetória. Vamos seguir juntos, cada vez mais, para transformar o presente e construir um futuro melhor”.

Leia Mais: PT 45 anos: festa popular e democrática terá programação diversificada

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/02/2025