Na busca de um ninho confortável para se abrigar, dirigentes do PSDB negociam uma aliança com o PSD, de Gilberto Kassab. Os políticos analisam a possibilidade de participar de uma federação, fusão ou a incorporação. Qualquer que seja o caminho, Kassab considera que entre os tucanos existem “quadros qualificados que podem fortalecer as duas legendas. 

O PSDB administra os estados do Rio Grande do Sul, com Eduardo Leite; o de Pernambuco, com Raquel Lira e Mato Grosso do Sul com Eduardo Riedel. Além do Cidadania, que atua em federação com o PSDB, também podem entrar nessa aliança o Solidariedade e o Podemos. Hoje, PSD tem 44 deputados federais e 15 senadores. O PSDB, 12 deputados e 1 senador. Juntos, seriam 57 deputados e 16 senadores. Passaria o PP e seria a 4ª força da Câmara. O PL é o maior partido (93), seguido pelo PT (67) e União Brasil (59) continuariam a frente. 

A formalização do acordo entre PSDB e PSD deve ser oficializada em fevereiro, no retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/01/2025