Protesto contra genocídio ocorre nesta sexta (27) no Consulado dos EUA

Diversas entidades realizam nesta sexta-feira (27) o ato “EUA-Israel, tirem suas garras da Palestina, Irã e de toda a região.” O protesto vai ocorrer em frente ao Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, (R. Henri Dunant, 500 – Chácara Santo Antônio), a partir das 11 horas.

Cerca de 50 entidades da sociedade civil brasileira estão envolvidas na manifestação que conta com a organização das Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, da Assembleia Internacional dos Povos (AIP), Alba Movimentos e Frente Palestina-SP. Também apoiam partidos e entidades do movimento sindical e estudantil.

Leia mais: Carmona analisa quem venceu conflito Irã-Israel e destaca falência da “mudança de regime”

A convocatória feita pela AIP promove ações globais desde o dia 21 de junho com atos marcados até o próximo sábado (28). Em 15 de junho, diversas manifestações saíram às ruas do Brasil para condenar as ações de Israel e dos EUA.

Os organizadores entendem que: “vivemos um momento de intensificação dos ataques imperialistas na Palestina, Iêmen, Síria, Líbano e, mais recentemente, com agressões ainda mais acentuadas no Irã. Os EUA e Israel perpetuam guerras, massacres e bloqueios, aprofundando crises humanitárias e sufocando a resistência dos povos da região. Não vamos nos calar!”

Leia mais: Brasil “condena com veemência” ataques de Israel e Estados Unidos ao Irã

Além do rechaço à guerra imperialista, as entidades reforçam o pedido para que o presidente Lula rompa as relações com Israel. Há uma forte pressão pública para que isso aconteça. Duas cartas públicas, uma do BDS Brasil (Boicote, Desinvestimento e Sanções) e outra subscrita por 44 personalidades, pedem o rompimento das relações diplomáticas e comerciais por parte do Brasil.

O Consulado norte-americano na capital paulista emitiu um alerta sobre o protesto. No comunicado, as autoridades indicam que “embora eventos semelhantes anteriores tenham ocorrido de forma pacífica, manifestações podem mudar rapidamente e de maneira imprevisível.” Eles também pedem para que os funcionários do governo dos EUA evitem a entrada principal do complexo do consulado.

Ato inter-religioso pela paz

De forma complementar, no domingo (29), a Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz promove em São Paulo um ato inter-religioso pelo fim das hostilidades. O encontro será às 10 horas no Tucarena (Rua Bartira, 347 – Perdizes, São Paulo).

Segundo os organizadores, “o objetivo do ato é demonstrar a união de líderes de diversas fés pela paz e contra o massacre dos palestinos em Gaza, contra todas as formas de violência aos direitos humanos que acontecem no Oriente Médio, com o intenso conflito bélico e sua consequência, uma tragédia humanitária que revela o desprezo pelos civis de todos os lados, incluindo os reféns israelenses.”

São esperados líderes religiosos católicos, espíritas, evangélicos, judeus, muçulmanos, umbandistas, budistas, xamânicos, entre outros.

Artigo Anterior

Israel bloqueia rota de ajuda para palestinos em Gaza

Próximo Artigo

STJ absolve Allan dos Santos de calúnia contra cineasta Estela Renner

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!