Proposta que amplia penalidade para uso indevido de vagas de prioridade ganha impulso no Senado Federal

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, na quarta-feira 7, uma proposta que aumenta a multa por estacionar um veículo sem credencial em vaga reservada a pessoa com deficiência ou idosa.

O projeto de lei, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), recebeu um parecer favorável da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). A matéria iria à Comissão de Constituição e Justiça, mas a CDH acatou um requerimento para levá-la direto ao plenário.

Conforme o texto original, a multa, atualmente de 293,47 reais, será reajustada em 5 vezes para quem cometer a primeira infração e em 10 vezes para quem praticá-la mais de uma vez em um período de dois anos.

A senadora Soraya Thronicke sugeriu, por meio de uma emenda, que a multa suba em três vezes e, no caso de reincidência, em cinco vezes. O argumento é que a proposta se tornaria mais proporcional às penas de outras infrações de natureza gravíssima.

“Apesar de a legislação estar em vigor há mais de 20 anos, o desrespeito ainda é grande e é uma das maiores queixas dos cidadãos com deficiência que se veem impedidos de utilizar, com segurança e autonomia, os espaços e mobiliários públicos”, argumentou Gabrilli.

(Com informações da Agência Senado)

Artigo Anterior

Forças Militares apoiem Maduro e contenham retórica golpista da oposição

Próximo Artigo

Campeões brasileiros terão 27,5% dos seus prêmios descontados pelo poder público

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!