Proposta de legislação estabelece exame psicológico compulsório para renovar habilitação de condutor

O Projeto de Lei 4111/23, aprovado pelo Senado, torna compulsória a avaliação psicológica para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro.

Até o momento, a avaliação psicológica é realizada apenas quando alguém solicita a CNH pela primeira vez. Somente quem utiliza o veículo para atividade remunerada passa pelo mesmo teste mais de uma vez, durante as renovações da carteira.

“O estado psicológico de um candidato na primeira CNH pode não ser o mesmo na renovação. Portanto, deve ser avaliado, de forma a garantir a condução segura”, defendeu o autor da proposta, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Próximos passos

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto que tramita em caráter conclusivo não precisa ser votado pelo Plenário para ser considerado aprovado pela Câmara, mas apenas aprovado pelas comissões designadas para analisá-lo.

O projeto deixará de ser conclusivo nas comissões (e, portanto, precisará ser votado em Plenário), se uma das comissões o rejeitar, ou mesmo aprovado pelas comissões, houver recurso de 51 deputados (10%) para que ele seja votado em Plenário.

Artigo Anterior

O pacto nacional sob ataque: uma campanha de desacreditamento

Próximo Artigo

A italiana Valentina Petrillo, uma pionera no esporte, estreia nas Paralimpíadas como a primeira atleta transgênero a competir no evento

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!