Projeto de Lei “Preta Gil” é aprovado na Comissão Saúde  

Proposição cria a Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal.

 

Em audiência realizada nesta quarta-feira (28/5), a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL 648/25), de autoria da deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP), que propõe a criação da Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal. A proposição leva o nome de “Preta Gil” em reconhecimento a sua coragem, resiliência e determinação para enfrentar a doença.

Ao compartilhar publicamente sua batalha contra o câncer colorretal, Preta Gil deu visibilidade ao problema, alertando milhares de pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

A proposta do projeto nasceu da vereadora do PT em Araraquara, Filipa Brunelli, que apresentou o PL na Câmara Municipal e depois o trouxe para ser reconhecido em nível nacional pela deputada Juliana Cardoso. O objetivo é ampliar o debate público sobre essa doença que ainda é cercada por desinformação e tabu.

Campanhas educativas

Para isso, o texto propõe que, durante a Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal, sejam promovidas campanhas educativas, palestras, exames preventivos gratuitos e disseminadas informações sobre fatores de risco, sintomas e formas de prevenção da doença. A iniciativa fortalece as políticas públicas de saúde, garantindo mais acesso à informação e ao atendimento adequado.

Falta de informação

“A falta de informação sobre o câncer colorretal e o estigma em torno desse diagnóstico acabam retardando a detecção e, consequentemente, reduzindo as chances de cura. Preta Gil ajuda a romper esse silêncio. Agora, queremos garantir que esse debate alcance cada vez mais pessoas”, destaca Juliana Cardoso. “Queremos que esse projeto contribua para salvar mais pessoas”, acrescenta a deputada.

Tramitação

Após aprovada na Comissão de Saúde a expectativa é que a proposta avance no Congresso Nacional e seja referendada pelas comissões de Finanças e Tributação, e na de Constituição, Justiça e Cidadania, consolidando um marco na luta contra o câncer colorretal no Brasil.

Assessoria de Comunicação Deputada Juliana Cardoso

Artigo Anterior

Grupo que executou advogado em MT se autodenominava “Comando de Caça Comunistas”

Próximo Artigo

Câmara debaterá impacto ao usuário após partilha de voos entre Azul e Gol

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!