Programa de Desenvolvimento Empreendedor fortalece entidades associativas no Maranhão

Encontro Programa Mais Gestão. Foto: Elitiel Guedes

Por Elitiel Guedes
Da Página do MST

Em um recente encontro na Universidade Federal do Maranhão, membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), representantes de associações de comunidades tradicionais e técnicos do programa Mais Gestão destacaram os impactos dessa iniciativa na organização, qualificação e acesso a políticas públicas para essas entidades. O programa, voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e à capacitação de entidades como associações e cooperativas, tem como objetivo alcançar avanços significativos para assentamentos e territórios tradicionais do Maranhão.

Alcione Monteiro, técnica do programa, ressaltou o momento que trás boas expectativas. “Estamos vivendo um momento importante, que é esse do Programa Mais Gestão, que busca capacitar associações e cooperativas, preparando melhor seus representantes e jovens para dar continuidade às entidades. O objetivo é organizar e regularizar as documentações, para que possam acessar políticas públicas e comercializar seus produtos de forma eficiente”, explicou.

Encontro Programa Mais Gestão. Foto: Elitiel Guedes

O contador e economista Rodrigo, da equipe do programa, destacou a relevância do suporte técnico às organizações do terceiro setor. “O terceiro setor é essencial para suprir demandas não atendidas pelo Estado ou pelo mercado. A iniciativa de capacitar associações e cooperativas promove maior eficiência na gestão de recursos e no atendimento às necessidades sociais, econômicas e ambientais das comunidades”, afirmou.

Ana Almeida, militante do MST e presidente da Cooperativa Mista dos assentamentos de Reforma Agrária da Região Tocantina, destacou os avanços proporcionados. “Esse projeto é essencial para nos mantermos organizados e com objetivos claros. Nossa cooperativa está buscando acessar projetos com o Terrassol através do INCRA, o Procaf e iniciativas voltadas para a juventude, como o Fundo Casa, que explora a importância da tecnologia nos assentamentos. Nossa maior cadeia produtiva atualmente é o leite, mas também produzimos farinha e arroz”, compartilhou.

Irineu, representante da Associação dos Produtores Rurais do Povoado Perna, reforçou o impacto do programa em sua comunidade. “Esse encontro nos traz conhecimento e nos ajuda a alcançar objetivos que, sozinhos, seriam impossíveis. A importância do programa está em desenvolver nossa gestão e organização, fortalecendo nossa capacidade de captar recursos e promover o desenvolvimento local”, destacou.

Com o foco na capacitação em associativismo e cooperativismo, o Programa Mais Gestão também busca consolidar redes de comercialização e ampliar as oportunidades de mercado para produtos da agricultura familiar. Assim, contribui para o fortalecimento das associações e cooperativas no Maranhão, impulsionando a economia local e a inclusão social.

Encontro Programa Mais Gestão. Foto: Elitiel Guedes

*Editado por Fernanda Alcântara

Artigo Anterior

Um abrigo de segurança política para Jair Bolsonaro

Próximo Artigo

Influencer do MBL tenta desafiar Felipe Neto e sofre retaliação: 'Fiquei envergonhado'

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!