Nesta terça-feira, 31 de dezembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) determinou a instauração de um Procedimento Preparatório de Inquérito Administrativo para apurar a manipulação do câmbio por parte de agentes financeiros.

O pedido de abertura do inquérito foi realizado pelo deputado federal João Paulo Dirceu (PT-R) em 12 de dezembro e, posteriormente, encaminhado também à Diretoria-Geral da Polícia Federal (PF).

A denúncia

Após a cotação do dólar ultrapassar os R$ 6 e atingir sua máxima histórica no início de dezembro de 2024, o deputado apresentou uma denúncia para investigar a formação de um cartel de manipulação do câmbio na popularmente chamada “Faria Lima”. O termo simboliza os grandes agentes financeiros do Brasil, concentrados na Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde estão localizadas as sedes de grandes bancos e multinacionais.

O deputado argumenta que a desvalorização do real tem sido intencionalmente manipulada por especuladores, tanto para obter lucros às custas do Estado brasileiro quanto para boicotar o governo Lula.

Ao receber a notícia no último dia do ano, João Paulo Dirceu expressou esperança de que os responsáveis pela manipulação do mercado financeiro sejam responsabilizados:

“Mira-se inescrupulosamente em um governo popular e atinge em cheio o bolso e a vida de cada cidadão e cidadã do país. É uma situação de verdadeiro ‘terrorismo’ financeiro, que, se não dermos um ‘basta’ agora, ficará cada vez mais insustentável. A ganância desses manipuladores é alimentada pela miséria e endividamento da maioria do povo brasileiro, e isso tem de acabar”, concluiu.

Em entrevista ao jornalista Luís Nassif, concedida ao canal TV GGN, o deputado explicou a motivação da denúncia. Confira:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 31/12/2024