Cardiologista Roberto Kalil Filho, médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento na manhã desta quinta-feira (12). O petista será submetido a uma embolização de artéria meníngea média, que visa evitar novos sangramentos.

O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico do presidente, afirmou que a intervenção já estava prevista pela equipe médica desde a cirurgia realizada na última terça-feira (10). Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segundo Kalil, o procedimento é “relativamente simples e de baixo risco”. “A evolução do presidente foi ótima ele desenvolveu bem, sentado, conversando, comendo e se alimentando. Já estava sendo discutido como complemento do procedimento cirúrgico esse tipo de embolização. É um tipo de cateterismo”, explicou.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Quando você drena o hematoma [como ocorreu no procedimento de segunda] existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as artérias da meninge causarem um pequeno sangramento. Não é impossível de acontecer”, completou o médico de Lula.

Inicialmente, o procedimento só seria divulgado na quinta, durante coletiva da imprensa marcada para 10h. De acordo com Kalil, o presidente e a primeira-dama Janja da Silva prefeririam antecipar a informação.

“Já estava previsto desde o procedimento cirúrgico. Não falamos antes porque esperamos uma evolução, extremamente boa do presidente, para acontecer”, disse o cardiologista. “Poderia ter sido feito hoje, ou sexta, mas decidimos fazer amanhã justamente para retirar o dreno”, afirmou.

Veja o vídeo:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/12/2024