
María Elena Bergoglio (76), única irmã ainda viva de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, vive atualmente sob os cuidados de freiras de uma instituição religiosa da Grande Buenos Aires, na Argentina, e enfrenta problemas de saúde. Mariela, como é chamada carinhosamente por pessoas próximas, é a caçula dos cinco filhos de Mario José Bergoglio e María Regina Sívori.
A irmã de Francisco é dona de casa, separada e mãe de dois filhos, Jorge e José. Mariela sempre foi próxima do irmão mais velho, mas não conseguiu vê-lo desde que assumiu o posto, em março de 2013. Ela planejou uma viagem ao longo dos anos, mas a distância, os compromissos e a fragilidade de sua saúde sempre adiaram o reencontro.
“Ele sempre foi um irmão muito companheiro, muito presente, apesar das distâncias e dos compromissos com a Igreja. Falamos uma vez por semana, trocamos cartas e nos organizamos para compartilhar algum almoço em família, nos quais, até pouco tempo atrás, ele mesmo cozinhava”, afirmou em entrevista à revista Hola Argentina.
Os médicos que cuidam dela sempre foram enfáticos ao dizer que uma viagem tão longa e a intensidade de reencontrar o irmão poderiam ser demais para seu corpo frágil.

Em março de 2013, Mariela acompanhou a eleição do novo papa pelo rádio, mesmo sem acreditar que ele seria escolhido, por meio do rádio. “Assim que ouvi ‘Jorge Mario’, congelei completamente. Nem cheguei a escutar o sobrenome nem o nome que ele havia escolhido como Papa. Comecei a chorar, inconsolavelmente”, contou.
Na ocasião, Francisco fez uma breve ligação a ela e pediu para que avisasse o restante da família. No mesmo telefonema, combinaram que Mariela não viajaria a Roma, mas acompanharia a transmissão da posse ao vivo pela televisão.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line