A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou nesta terça-feira (4) que o primeiro voo das Forças Armadas dos Estados Unidos transportando imigrantes ilegais para a Baía de Guantánamo, em Cuba, deve partir hoje.
“Hoje, o primeiro voo dos Estados Unidos para a Baía de Guantánamo com migrantes ilegais está em andamento”, disse Leavitt no canal de TV Fox Business.
Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, os imigrantes “cometeram crimes hediondos contra cidadãos americanos legítimos aqui em casa”.
O presidente Donald Trump quer que o Pentágono e o Departamento de Segurança Interna expandam a unidade de detenção de migrantes na base para abrigar mais de 30 mil migrantes.
Nos últimos dias, pelo menos 1.000 soldados dos EUA foram enviados para Guantánamo para receber os imigrantes.
A prisão de Guantánamo foi estabelecida em 2002, pelo então presidente George W. Bush, para receber suspeitos de terrorismo e supostos combatentes “ilegais” detidos durante operações militares americanas fora dos EUA.
De acordo com a agência Associated Press, a prisão foi usada nas últimas décadas principalmente para prender estrangeiros ligados aos ataques de 11 de setembro de 2001.