Em julgamento histórico, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (11), para condenar todos os réus integrantes do núcleo crucial da trama golpista, entre os quais um ex-presidente e militares de alta patente, o que nunca ocorreu antes no país.

Além de Bolsonaro, foram condenados Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro e candidato a vice na chapa derrotada.

Ao todo, são cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; participação em organização criminosa armada; dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A soma das penas pode ultrapassar os 40 anos de prisão.

Leia também: Bolsonaro é condenado por todos os crimes relativos à trama golpista

A única exceção foi o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), não condenado pelos crimes de dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração do patrimônio tombado por ter sido diplomado parlamentar antes da execução desses ilícitos.

Votaram até o momento, além da ministra, o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino. O ministro Luiz Fux também votou, porém, para absolver Bolsonaro e outros cinco réus.

O julgamento segue nesta quinta-feira, com o voto do presidente da turma, Cristiano Zanin, e a sentença final e a dosimetria das penas poderá ser anunciada ainda hoje ou nesta sexta (12).

O Portal Vermelho seguirá acompanhando o julgamento.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/09/2025