Fachada do Colégio Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo – Foto: Reprodução

Uma estudante de 15 anos, bolsista do Colégio Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, foi encontrada desmaiada em um banheiro da escola no dia 29 de abril. A adolescente foi socorrida e está internada desde então. A família da jovem alega que o caso foi uma tentativa de suicídio, motivada por mais de um ano de ataques racistas e bullying por parte de colegas da escola particular localizada em Higienópolis.

De acordo com a família, a aluna foi insultada constantemente com termos racistas, como “cigarro queimado”, “preta lésbica” e frases como “volta para a África”. A advogada Réa Sylvia, que representa a família, afirmou que a estudante ingressou no colégio no início de 2024 com uma bolsa integral, após aprovação em uma prova. Desde o começo, porém, ela teria sido vítima de ataques verbais por parte de um grupo de colegas.

Apesar das queixas da mãe da estudante, que relatou os problemas ao colégio em duas ocasiões no ano passado, a coordenação da escola afirmou que não tinha conhecimento das ofensas. A resposta da escola foi sugerir que a aluna buscasse ajuda psicológica dentro da própria instituição, o que não foi possível devido à falta de vagas. A situação se agravou até o momento em que a estudante foi encontrada desmaiada no banheiro por uma colega.

Após ser socorrida por um médico da escola e levada à Santa Casa de Misericórdia, a aluna foi internada até terça-feira (6). Posteriormente, transferida para o CAPS Santana, onde deverá permanecer por pelo menos oito dias. A família, representada pela advogada, ajuizou uma ação e obteve um acordo com o colégio para que ele cubra os custos de uma internação em hospital particular após esse período.

Santa Casa de Misericórdia, em são Paulo – Foto: Reprodução

A escola, por meio de nota, informou que o atendimento à aluna foi imediato e que o primeiro socorro foi feito pelo bombeiro civil e pela médica pediatra da instituição.

A escola afirmou que está conduzindo a apuração interna sobre o caso, incluindo uma sindicância para investigar as denúncias de bullying e racismo.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025