Nesta sexta-feira (6), a Polícia Militar de São Paulo prendeu Marcos Henrique Soares, apontado como um dos suspeitos de facilitar a fuga dos mandantes do assassinato de Vinicius Gritzbach, delator do Primeiro Comando da Capital (PCC). O crime ocorreu no dia 8 de novembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Com informações do g1.
A prisão foi resultado de um trabalho de inteligência conduzido pela força-tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que monitora o caso desde o início. Segundo informações, o suspeito foi localizado na Zona Leste de São Paulo, após retornar ao imóvel onde estava escondido.
Marcos Henrique é acusado de levar o olheiro Kauê do Amaral Coelho para o Rio de Janeiro e de fornecer celulares que facilitaram a comunicação entre os integrantes do grupo criminoso. Ele foi detido com munições de fuzis calibres 5.56 e 7.62, além de diversos celulares, e encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Esta é a primeira prisão relacionada ao caso desde a morte de Gritzbach, que ocorreu há quatro semanas. Na última quarta-feira (4), a polícia realizou buscas no apartamento do empresário, onde apreendeu um celular, um computador, um cofre e documentos que podem contribuir com as investigações.
Além disso, na terça-feira (3), a namorada de Vinicius, que presenciou o crime, compareceu à unidade policial para prestar um depoimento complementar. A Secretaria da Segurança Pública não divulgou detalhes do conteúdo desse depoimento.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), celebrou a prisão nas redes sociais: “Após um trabalho de inteligência, policiais de ROTA acabam de prender um dos criminosos envolvidos no assassinato de Vinicius Gritzbach, ocorrido no aeroporto de Guarulhos. Ele foi preso com munições de fuzil calibres 556 e 762 e está sendo conduzido ao DHPP”.
Após um trabalho de inteligência, policiais de ROTA acabam de prender um dos criminosos envolvidos no assassinato de Vinicius Gritzbach, ocorrido no aeroporto de Guarulhos. Ele foi preso com munições de fuzil e está sendo conduzido ao DHPP.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 6, 2024
O advogado do suspeito, Luiz Eduardo de Almeida Santos Kuntz, se manifestou em nota:
“O futuro Dr Marcos Soares é bacharel em Direito, tem 22 anos, aguarda a segunda fase do exame de Ordem dos Advogados do Brasil e trabalha como estagiário do Dr Guilherme Vaz, em escritório de direito empresarial. Mesmo com uma vida simples e humilde, é o primeiro da família a completar ensino superior. O jovem tem vida absolutamente imaculada e sem qualquer passagem policial. Nunca foi afeto a armas ou munições, sendo que tais materiais não são de sua propriedade e não estavam em seu poder quando da apreensão.”
“Em que pese as declarações do Coronel VALMOR RACORTI ter sido no sentido de que ‘é certeza que foi ele quem teria levado Kaue para o Rio de Janeiro’ a defesa tem diversos meios para provar que isso não é verdade. A defesa ainda não teve acesso aos autos mas, desde já, registra que o mandado de busca e apreensão não foi apresentado até o momento. Compreende-se à vontade e voluntariedade das Polícias (civil e Militar) em desvendar os fatos, todavia, não serão toleradas e nem admitidas quaisquer manobras para atribuir os fatos a pessoa inocente, ficando registrado que os culpados por tal erro serão devidamente responsabilizados. Por fim, a Defesa permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários e confia no pleno esclarecimento dos fatos no âmbito do devido processo legal.”
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line