Preso em Israel, ativista brasileiro Thiago Ávila está em greve de fome

O brasileiro Thiago Ávila, que tentava chegar a Gaza junto a ativistas de diferentes países para levar ajuda humanitária em uma embarcação que foi interceptada por Israel no último domingo, segue sob custódia dos israelenses depois de recusar assinar os documentos de deportação. Como protesto, ele realiza uma greve de fome desde a detenção.

CartaCapital acionou a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, em busca de informações sobre a assistência prestada ao brasileiro, e aguarda retorno. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) chegou a informar que ele retornaria ao Brasil, e que funcionários da Embaixada tinham sido enviados ao aeroporto para garantir “tratamento digno” ao ativista.

Além de Ávila, outros sete integrantes da chamada ‘Flotilha da Liberdade‘ seguem detidos em Israel. Quatro tripulantes que estavam no grupo original, incluindo a sueca Greta Thunberg, deixaram o território israelense na condição de deportados.

Em comunicado publicado pela organização, os oito que seguem detidos afirmam terem sido sequestrados e forçadamente levados ao território israelense, e afirmam que o bloqueio israelense à embarcação é ilegal, dado que eles navegavam em águas internacionais. Assim, entendem que não poderiam ser deportados.

O veleiro que levava o grupo foi sequestrado pelas Forças Armadas israelenses na noite de domingo 8, a mais de 180 quilômetros da costa de Gaza. Os ativistas levavam donativos, incluindo comida e fórmula para bebês, e pretendiam entregar o material à população civil de Gaza, sufocada pelo bloqueio imposto pelos israelenses.

Mais de 54 mil palestinos, a maioria civis, morreram desde o início das ações militares israelenses desde outubro de 2023. Os dados são do Ministério da Saúde de Gaza, considerado uma fonte confiável pelas Nações Unidas.

Artigo Anterior

Depoimento de Bolsonaro vira destaque na imprensa internacional: “Histórico”

Próximo Artigo

Ucrânia recupera mais de 1.200 corpos de soldados mortos na guerra com a Rússia

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!