Em uma nova etapa do Programa Acredita, lançado em abril pelo governo Lula para reestruturar o crédito no país, os ministérios da Fazenda, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento, Assistência Social e combate à Fome lançaram o Prócred-360, uma linha de crédito para pequenos empreendedores com dificuldade de acesso a empréstimos.

O Prócred-360 foi criado para agilizar o acesso ao crédito para microempresários e MEIs, oferecendo empréstimos com taxa de juros em torno de 1% ao mês, cerca de 50% menor que o cobrado pelas instituições financeiras.

O Banco do Brasil já oferece essa modalidade e a Caixa Econômica Federal inicia ainda nesta semana. Outras instituições também podem aderir ao Procred-360, que tem como garantia R$ 1,5 bilhão destinado pelo governo para a implantação.

Este recurso é remanescente do FGO do Programa Desenrola, que já renegociou dívidas de mais de 15 milhões de pessoas físicas. Este valor como garantia aos bancos possibilita que sejam oferecidos R$ 5 bilhões em empréstimos, com perspectiva de ampliar ainda mais a oferta.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que esse conjunto de medidas em favor dos empreendedores ajuda a fortalecer a economia do país, gera emprego e permite inovação do setor.

O ministro do Empreendedorismo, Marcio França, destaca que o ProCred 360 representa oportunidade significativa para os MEIs e microempresários estabilizarem suas finanças, com possibilidade de crescimento sustentável e escalável.

Haddad ressalta que essa linha de crédito vai fazer tanto sucesso quanto o Programa Desenrola e considera que é uma oportunidade para o pequeno empresário promover seu negócio e aproveitar essa fase positiva da economia brasileira.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/08/2024