O pedido de impeachment do governador Ratinho Jr. foi apresentado na terça-feira (18) pelo deputado estadual Arilson Chiorato à Assembleia Legislativa do Paraná com apoio de toda a bancada do PT. O documento, que embasa o pedido, aponta infrações políticas e administrativas ocorridas durante o processo de privatização das escolas públicas.
Unanimidade entre a oposição, o pedido foi assinado pelas deputadas Ana Julia e Luciana Rafagnin e os deputados Dr. Antenor, Professor Lemos, Renato Freitas, Requião Filho e Goura (PDT). Um abaixo-assinado também foi disponibilizado pelo parlamentar, permitindo a manifestação popular ao pedido de impeachment.
São cinco tópicos descritos na denúncia, como privatização de serviço essencial sem autorização constitucional, abuso e desvio de finalidade da publicidade institucional, perseguição a servidores e dirigentes sindicais, disparos em massa de vídeos contra greve usando dados internos de pais de alunos e imposição de sigilo a documentos da Secretaria Estadual de Educação.
O governador Ratinho Jr. cometeu crimes que atentam contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, e feriu a lei orçamentária estadual.
O deputado Arilson destaca que o principal é o projeto de privatização de serviços essenciais sem autorização constitucional. Além disso, o abuso e desvio de finalidade da publicidade institucional, a perseguição aos servidores e dirigentes sindicais, o disparo em massa de vídeos contra greve usando dados internos de pais de alunos e a imposição de sigilo por cinco anos aos documentos da Secretaria de Estadual de Educação.
O abaixo-assinado pode ser assinado no link abaixo.
Da assessoria do deputado Arilson Chiorato