Insira o texto aqui…

Na última segunda-feira (12), o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF) Miltinho Dantas (PSD), defendeu a adoção do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no programa Balanço Geral Manhã, da TV Atalaia, em Aracaju. A discussão envolveu a Associação Desportiva Confiança, que busca investimentos para subir à Série B do Campeonato Brasileiro. Miltinho afirmou: “a SAF é uma necessidade para o futebol brasileiro, principalmente para os clubes que desejam se profissionalizar, mas não dispõem dos recursos necessários”. Ele completou: “hoje, a diretoria não tem como injetar mais um milhão de reais no time. Com a SAF, esse sonho se torna possível, pois ela trabalha com planejamento e investimento a longo prazo”.

O debate contou com o presidente do Confiança, Pedro Dantas, e o ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. Pedro informou: “no dia 1º de maio, aniversário do clube, foi realizada uma assembleia geral que aprovou um novo estatuto, completamente modernizado e apto a receber a SAF”. Ele acrescentou: “agora, o Conselho de Administração abrirá prazo para recebimento de propostas de investidores interessados”.

Landim destacou: “queremos que a SAF do Confiança conte com a força da sociedade sergipana. Este será um projeto de orgulho para o estado”. A proposta de Landim prevê R$500 milhões em 10 anos, com foco em infraestrutura e quitação de dívidas. A Lei nº 14.193/2021, que criou a SAF, permite que clubes se transformem em empresas, atraindo investidores. Miltinho citou o Bahia e o Botafogo, que adotaram o modelo e tiveram êxito.

A política de privatizar clubes, porém, é uma tática para destruir times que são criações legítimas da classe operária brasileira, como o Confiança, fundado em 1936 por trabalhadores. O futebol, expressão da cultura nacional, deve ser defendido contra a mercantilização total que o modelo SAF fatalmente trará.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/05/2025