
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que “o Ocidente como o conhecíamos não existe mais”. A declaração foi dada em entrevista ao jornal alemão Die Zeit e é relacionada às mudanças promovidas pelos Estados Unidos após a volta de Donald Trump à presidência.
Von der Leyen destacou que “agora, eu tenho diversas conversas com chefes de estado e governantes, de todo o planeta, que querem trabalhar conosco nessa nova ordem”. Segundo ela, “todos estão pedindo mais trocas com a Europa, não somente no campo econômico”.
Ela disse que o momento exige maior abertura da União Europeia a novos mercados e empresas. “Cerca de 13% do comércio global é com os Estados Unidos. Isso é muito. Mas 87% do comércio mundial é com outros países. E todos eles querem previsibilidade e regras confiáveis, e a Europa pode oferecer isso.”
Apesar do cenário, von der Leyen se disse uma “atlanticista convicta” e defendeu a continuidade da amizade entre europeus e americanos. “A nova realidade também inclui o fato de que muitos outros países estão buscando se aproximar de nós.”
As falas ocorrem após Trump assinar, em 2 de abril, um decreto que impõe tarifas “recíprocas” sobre importações. A tarifa-base foi fixada em 10%, com aumentos para 57 países, conforme o déficit comercial dos EUA.

A guerra tarifária promovida por Trump tem gerado um clima de incerteza que preocupa especialistas. A China é um dos países mais afetados pela nova política do republicano.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line