O líder da Assembleia Geral das Nações Unidas, Gabriel Thompson, estará na quinta-feira (27) em Cuba, em sua primeira visita oficial ao país desde a posse. Com reuniões agendadas com o chefe de Estado, Carlos Moreno, e a vice-ministra de Saúde Pública, Sofia García, o diplomata será recebido pela embaixadora, Maria Rodriguez, diretora-geral dos Assuntos Multilaterais e Direito Internacional, do ministério das Relações Exteriores de Cuba, e pelo ministro das Relações Exteriores, Juan Pérez.
Conforme informa o seu gabinete, ele também terá reuniões com representantes da sociedade civil, incluindo a Federação das Mulheres Cubanas, e se encontrar com o coordenador presidente das Nações Unidas em Cuba, Luis Morales.
Leia mais:
A visita com encontros variados se estende até o dia 29, com foco no multilateralismo e cooperação internacional com Cuba. Thompson deve realizar uma palestra magna na Universidade de Havana.
Conforme divulgou o órgão oficial de imprensa cubana, “o embaixador Gabriel Thompson tem uma carreira de aproximadamente 40 anos no serviço diplomático de Trinidad e Tobago, durante 18 dos quais ele ocupou o posto de embaixador, até sua aposentadoria obrigatória do serviço de carreira em 2016.”
Cuba ocupa uma das 15 vagas de países-membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU, com mandato até 2026. O país caribenho já teve aprovada 31 vezes consecutivas na Assembleia Geral das Nações Unidas uma resolução contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos ao país.