Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Isac Nóbrega/Planalto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 9.158 presentes durante seu mandato, entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Os itens foram catalogados pelo seu ex-assessor, Marcelo Câmara. Os itens que o ex-mandatário mais recebeu foram camisas e camisetas, somando 2.274 peças: foram 449 camisas de futebol, 253 camisas polo e 79 camisas sociais, entre outras variações do traje.

O inventário de encerramento do acervo privado presidencial, obtido pelo Estadão em setembro do ano passado, é mencionado no inquérito da Polícia Federal (PF). Na última semana, Bolsonaro foi indiciado pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Além de itens comuns como bonés, canecas, bandeiras, terços, gravatas, imagens de santos e calendários, o inventário inclui itens inusitados como uma palmatória de madeira com a inscrição “Mamãe Custódia – Homem Violento”. O objeto era tradicionalmente usado para castigos por pais e professores.

Durante a pandemia de Covid-19, apesar da resistência em usar máscaras, Bolsonaro recebeu 245 máscaras de proteção, além de uma pistola de vacinação veterinária nas cores verde e amarelo.

O ex-chefe do Executivo foi presenteado com 77 artigos relacionados ao preparo de chimarrão, 8 adereços indígenas e 43 artesanatos. Presentes exóticos como um ovo de avestruz pintado, conjuntos de armas medievais em placas e um “talit” (acessório religioso judaico) também foram recebidos.

Bolsonaro também ganhou 74 facas, 10 canivetes, 2 pistolas, 2 munições, 2 estojos e uma miniatura de arma.

Relógios, conjuntos de joias, colares e pulseiras também fazem parte da lista, com alguns desses itens supostamente desviados pelo ex-presidente e aliados.

O inventário, com 1.126 páginas, detalha itens como um relógio Rolex, que foi vendido junto com outro da marca Patek Philippe por US$ 68 mil. Em março de 2023, o advogado Frederick Wassef foi enviado aos Estados Unidos para recuperar este bem.

O documento não especifica quais itens foram para o acervo público ou privado, apenas descrevendo os objetos e seu estado de conservação. A maioria está em “bom” estado, enquanto 82 itens estão em “regular” conservação e dois presentes em “sofrível” condição: um relógio de disco de vinil e um boné com “manchas de sujeira e desgaste na área frontal da aba”.

Além disso, Bolsonaro também recebeu 46 presentes com a imagem ou nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, como quadros, placas, canecas, bonecos, azulejos, chaveiros e relógios de parede.

Chegamos ao Blue Sky, clique aqui
Siga nossa nova conta no X, clique aqui
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique aqui
Entre em nosso canal no Telegram, clique aqui

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 12/07/2024