Ministra Cida Gonçalves, titular do Ministério das Mulheres, falou sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha e a campanha do governo federal contra o feminicídio.
Desde o dia 1º de janeiro de 2023, até agora, o governo do presidente Lula investiu mais de R$ 500 milhões em fortalecimento dos serviços de combate à violência contra as mulheres nos estados e municípios.
A ministra destacou a importância de estados e municípios criarem organismos de política de mulheres e ações federais destinadas a fortalecer a rede de proteção às vítimas da violência de gênero.
A campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” visa a mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
A ministra também destacou a parceria exercida com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para fortalecimento da rede de serviço com a utilização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nos municípios que não contam com delegacias especializadas no atendimento à mulher.
A Patrulha da Maria da Penha é uma política pública importante para a ministra, que defende a ampliação da Patrulha Maria da Penha como uma política nacional.
A ministra também destacou a importância de estados e municípios criarem secretarias de mulheres e de candidatos a prefeitos se comprometerem a criar secretarias de mulheres em seus municípios.
A campanha “Mais mulheres no poder, mais democracia” visa a estimular a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão no Brasil.
A ministra também destacou a importância de governos estaduais qualificar a formação dos atendentes do 190 e de ampliar a Patrulha Maria da Penha como uma política nacional.
Da Redação Elas por Elas