Imagem de sábado (28) do ato contra mortes violentas de crianças na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio – Foto: Reprodução

Neste domingo (29), a Prefeitura do Rio retirou uma homenagem na Lagoa Rodrigo de Freitas às 49 crianças mortas por balas perdidas no estado. A ação, realizada pela ONG Rio de Paz, foi denunciada nas redes sociais da entidade. No local, também havia homenagens a policiais assassinados, que, no entanto, não foram removidas pela prefeitura.

Em nota, a Prefeitura do Rio explicou que a retirada ocorreu porque os organizadores não solicitaram autorização para a exposição do material em área pública. “O município tem total interesse em combater a violência e prestar justas homenagens às vítimas, mas iniciativas precisam ser previamente discutidas com a administração pública”, informou a gestão.

A prefeitura declarou ainda que está avaliando a permanência da homenagem aos policiais, considerando-a “justa e necessária”. A ONG Rio de Paz contestou a justificativa, alegando que a homenagem às crianças, em forma de mural, existe desde 2015 e que o poder público sempre teve ciência da sua existência.

As homenagens às crianças foram atualizadas no último sábado (28), em parceria com familiares das vítimas. Fotos das crianças substituíram os cartazes que anteriormente traziam apenas os nomes e as circunstâncias das mortes. Também foi pendurada uma faixa de protesto criticando o governo de Cláudio Castro (PL), que destacava o número de crianças mortas entre 2020 e 2024.

Flores no lugar das homenagens que estavam na Lagoa – Foto: Fabiano Rocha
Prefeitura do Rio manteve homenagem a policiais assassinados – Foto: Reprodução

A retirada das homenagens gerou indignação da ONG, que questionou a prefeitura: “Por que essa exigência [de autorização] só surgiu agora que colocamos as fotos das crianças, e não antes, quando er

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/12/2024