Preços dos metais disparam antes das sobretaxas de Trump

Os preços dos metais no mercado dos Estados Unidos dispararam antes da vigência das sobretaxas impostas pelo governo do presidente Donald Trump.

Neste domingo, Trump reafirmou a imposição de tarifas de 25% sobre todas as importâncias de aço e alumínio, e também ameaçou impor as mesmas taxas sobre o cobre importado.

Como explica o jornal Financial Times, a iminência da cobrança criou uma lacuna de preços “incomumente ampla”, com o prêmio para os contratos futuros de referência de cobre subindo para mais de US$ 800/tonelada sobre o preço de Londres, o nível mais alto visto desde o início do ano 2000, pelo menos.

A falta de clareza do governo norte-americano acaba por gerar um certo nervosismo entre os traders no mercado, inflando também os preços do aço e de metais como prata e ouro, uma vez que os operadores correm para garantir acesso a metais antes de quaisquer tarifas potenciais.

Enquanto isso, o preço do cobre da Comex subiu 2% na segunda-feira, para pouco mais de US$ 10 mil a tonelada – para analistas, os preços refletem um mercado distorcido em meio a temores sobre uma “fome de oferta” ao invés de um aumento de demanda mais consistente.

Leia Também

Artigo Anterior

Crescimento e inflação: o dilema econômico de 2025 

Próximo Artigo

Ovos nas alturas e inflação no supermercado jogam Trump na frigideira

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!