Parlamentares da Bancada do PT na Câmara afirmaram nesta segunda-feira (3/2), pelas redes sociais, que o favoritismo do presidente Lula na pesquisa Quaest para as eleições de 2026, demonstra a confiança do povo brasileiro no trabalho de reconstrução do País. Em todas as simulações do levantamento, Lula vence todos os seus adversários, inclusive os nomes da direita/extrema direita, no 1º e no 2º turno.

Como possíveis adversários de Lula em 2026, a pesquisa Quaest considerou os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), o coach Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Também aparece no levantamento o nome de Ciro Gomes (PDT).

Bolsonaro inelegível

No entanto, a pesquisa não menciona o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível pelo prazo de oito anos, contados a partir de 2023 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação para tentar desacreditar o sistema eleitoral do País.

1º turno/Pesquisa Quaest

Em um primeiro cenário da pesquisa, Lula marca 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas (13%), Gusttavo Lima (12%) e Pablo Marçal (11%). Outros nomes como Ciro Gomes (9%), Romeu Zema (3%) e Ronaldo Caiado (3%) também aparecem.

Uma segunda projeção – sem Tarcísio de Freitas e com Eduardo Bolsonaro na lista – também mostra o atual presidente à frente. Lula obtém 28%, com Gusttavo Lima e Marçal empatados com 12% cada, e o filho de Bolsonaro com 11%.

A projeção sem Tarcísio e Eduardo mostra Lula com 32%. Marçal (14%), Gusttavo Lima (13%) e Ciro (12%) aparecem logo atrás. Já em um cenário sem Marçal, Gusttavo Lima sobe para 18% contra 33% de Lula, e Ciro Gomes atinge o terceiro lugar (13%).

2º turno/Pequisa Quaest

Em simulações de segundo turno, Lula também sairia vitorioso contra todos os possíveis candidatos testados. Gusttavo Lima apresenta o melhor desempenho contra o presidente, com 35% das intenções de voto contra 41% de Lula.

Outros nomes como Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro alcançam 34% cada contra Lula, que obteria entre 43% e 44% dos votos. Zema e Caiado teriam os piores desempenhos, com 28% e 26%, respectivamente, contra 45% de Lula.

Repercussão/Bancada do PT

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), comemorou o resultado da amostragem. “Segundo a Quaest, Lula ganha em todos os cenários da eleição presidencial em 2026! Faz o L!”, escreveu ao noticiar o levantamento.

 

Já o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que a posição do presidente Lula na pesquisa aponta para o reconhecimento da população devido ao “trabalho e conquistas nos últimos dois anos” patrocinados pelo governo do petista.

“Lula é, disparado, o nome mais competitivo para 2026! O povo brasileiro sabe qual o melhor caminho para seguir. Lula segue firme na liderança para 2026, com um legado de muito trabalho e conquistas nos últimos dois anos. O compromisso com o Brasil é constante e, até as eleições, ainda entregará muito mais para o nosso país”, afirmou.

Leia abaixo outras declarações sobre o assunto:

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Semana começou assim com Lula liderando as pesquisas para a corrida presidencial. O povo tá reconhecendo o trabalho do nosso presidente! E a gente tá como já?”

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Esse é o motivo do desespero da extrema direita. Mesmo com todos os ataques e mentiras, o povo sabe que Lula é a melhor opção para continuar reconstruindo e unindo o nosso País. De acordo com a Quaest, Lula venceria todos os adversários no 1° e no 2° turno”.

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “O ano de 2025, será um ano com muito mais resultados positivos, assim são todos os terceiros anos de qualquer governo, primeiro ano é dureza, pegamos o Brasil destruído, o segundo ano já tivemos entregas, mas é ano de eleição, muitas ações têm impedimentos legais por vários meses. Chegou a hora!”.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “O povo brasileiro sabe do compromisso do governo do presidente Lula com a melhoria de vida e com a democracia. A prova é o resultado da pesquisa Quaest, divulgada hoje. Em meio à colheita do que já foi plantado em 2023 e 2024, é fundamental aprofundar as boas mudanças que estamos produzindo no Brasil”.

Deputada Juliana Cardoso (PT-SP) – “Pesquisa revela que, mesmo com muitos avanços do governo Lula sendo ofuscados ou distorcidos por fake news, a gestão do presidente segue bem avaliada. O povo reconhece quem trabalha de verdade pelo Brasil!”

Deputada Camila Jara (PT-MS) – “Lula lidera para 2026 porque botou comida na mesa, aumentou o salário mínimo, retomou o Minha Casa Minha Vida e investiu na educação. A direita tenta se reinventar, mas o povo sabe quem cuida de verdade do Brasil!”.

Também divulgaram a pesquisa que aponta a liderança do presidente Lula os parlamentares petistas Rubens Pereira Jr. (MA), Paulão (AL), Vicentinho (SP), Rubens Otoni (GO), Helder Salomão (ES), Ana Pimentel (MG), Alencar Santana (SP) e Camila Jara (MG).

 

Héber Carvalho com Brasil de Fato

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/02/2025