Povo Pataxó fecha a BR-101 contra a prisão política do cacique Suruí

NOTA DO CONSELHO DE CACIQUES DO POVO PATAXÓ

Nesta segunda-feira (8), indígenas do território Barra Velha do Monte Pascoal fecharam a BR-101 em um protesto pacífico por tempo indeterminado. A mobilização denuncia a prisão política do Cacique Suruí, presidente do Conselho de Caciques do Povo Pataxó.

O cacique, que há anos sofre ameaças de morte e é defensor de direitos humanos, segue preso injustamente — enquanto os grileiros e invasores seguem livres e impunes.

Vale ressaltar que além de Suruí, diversas lideranças sofrem ameaças contra suas vidas por conta da luta pelo território, tendo diversas mortes de indígenas nos últimos anos sem solução e sem o devido encaminhamento legal, diversas denúncias foram feitas pelas lideranças, porém o Estado Brasileiro segue sem dar solução aos conflitos, e inflamando as violências.

Foto: Ramon Rafael/Divulgação

Um fato que exemplifica esses episódios de violência ocorreu durante o ato, quando uma mulher furou a barreira com seu carro e avançou sobre mulheres, crianças e anciões, colocando vidas em risco. O gesto é tratado pelas lideranças como tentativa de homicídio contra os indígenas. Até agora, nenhuma medida foi tomada contra a agressora.

Os povos seguem resistindo. Exigem a libertação imediata do Cacique Suruí e o fim da criminalização das suas lideranças.

Leia também!

Governo Lula e o Ministério dos Povos Indígenas: Os desafios das comunidades indígenas em luta

Artigo Anterior

Lula alerta: “Negacionismo e unilateralismo estão sabotando nosso futuro”

Próximo Artigo

Produção de cacau em áreas da Reforma Agrária gera novos sabores e regeneração do bioma

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!