O ano de 2024 se encerra para o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras como um marco importante na sua história.
O PT comemorou o seu 44º aniversário de fundação com uma sessão solene e um jantar comemorativo, que contou com a presença do presidente Lula, ministros e ministras, embaixadores, parlamentares, dirigentes e militantes do partido.
A largada para este ano foi dada no fim de 2023, com a realização da Conferência Eleitoral PT 2024, que contou com a inscrição de cerca de 5.500 pré-candidatas e pré-candidatos de todo o país.
A conferência recebeu um público de aproximadamente 6.500 pessoas, que tiveram a oportunidade de debater política e a vida nas cidades, além de tomar conhecimento sobre o que estava acontecendo nos governos petistas municipais, estaduais e federal.
Enfrentamento das eleições municipais
Após essa grande preparação para as disputas municipais, o ano começou com um trabalho interno árduo, por meio do Grupo de Trabalho Eleitoral Nacional, o GTE 2024, formado por dirigentes nacionais representativos de todas as tendências internas do partido e também de todas as regiões do país.
O PT saiu do pleito de 2024 consolidado no campo democrático e progressista, obtendo um aumento de 38% no número de prefeituras conquistadas ante 2020.
O partido administrará 252 cidades a partir de 2025, inclusive uma capital, Fortaleza (CE), e nas câmaras municipais, o PT elegeu 550 representantes a mais que 2020, com um total de 3.118 vereadores vitoriosos em todo o país.
“Realidade brasileira e desafios do PT”
A direção nacional do PT, juntamente com a Fundação Perseu Abramo, decidiu encerrar 2024 com um importante evento político para já se preparar para o futuro, principalmente, visando às eleições presidenciais e gerais de 2026.
Nos dias 5 e 6 de dezembro foi realizado em Brasília o seminário nacional “A realidade brasileira e os desafios do Partido dos Trabalhadores”, com o objetivo central de refletir sobre o Brasil atual e traçar estratégias para fortalecer o partido diante de um cenário político complexo e novas formas do mercado de trabalho.
PED 2025
O Diretório Nacional do PT realizou a sua última reunião do ano, dando a largada para a realização do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 para a renovação das direções municipais, estaduais e nacional do partido.
O PED 2025 incluirá encontros, debates e reuniões em todas as instâncias do PT, culminando com a votação no dia 6 de julho de 2025 em todas as cidades em que o partido está organizado.
O PT também deu início a uma Campanha Nacional de Filiação para dar oportunidade a quem deseja votar e ser votado no processo e que ainda não se filiou ao partido.
A Campanha Nacional de Filiação termina no dia 28 de fevereiro de 2025, conforme a resolução aprovada pelo Diretório Nacional do PT.
O PT irá comemorar os seus 45 anos de fundação em 2025, uma data histórica, que deverá ser celebrada com um grande evento político e cultural nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Armazém da Utopia, na cidade do Rio de Janeiro.
Da Redação