O serviço elétrico foi restabelecido nesta quarta-feira mais cedo do que o esperado em Porto Rico, após um apagão generalizado que afetou quase toda a ilha na véspera de Ano Novo.

Cerca de 1,25 milhão de clientes, o equivalente a cerca de 85,6% dos afetados, voltaram a ter serviço de eletricidade nesta quarta-feira, segundo um relatório divulgado às 10h locais.

A empresa Luma Energy, que administra a transmissão de energia em Porto Rico, indicou que o apagão começou na terça-feira às 05h30 locais e afetou 1,5 milhão de clientes.

Investigações preliminares apontam uma falha em um cabo subterrâneo como a causa da queda de energia.

Na manhã de terça-feira, os prédios ficaram escuros e os semáforos pararam de funcionar.

José Pérez, diretor de relações externas da Luma Energy, disse que a falha “causou um efeito cascata” que levou ao apagão geral.

O serviço foi inicialmente restaurado em algumas instalações críticas, incluindo um centro médico e um hospital na capital San Juan.

A interrupção ocorreu durante a alta temporada turística de Porto Rico e algumas horas antes das celebrações da véspera de Ano Novo.

Porto Rico enfrenta constantes problemas de infraestrutura, agravados pelo devastador furacão Maria em 2017.

A rede elétrica tem sofrido cortes frequentes desde que o ciclone de categoria 4 a devastou.

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Last Update: 01/01/2025