O Porto de Gaolan (Zhuhai), no sul da China, passou a ter conexão marítima direta com os portos de Santana (AP) e Salvador (BA), no Brasil. A cerimônia de abertura da nova rota internacional foi realizada nesta segunda-feira (14), em Brasília.
O evento contou com a participação do governo popular municipal de Zhuhai, Embaixada da China no Brasil, governo brasileiro e o Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados.
Houve contagem regressiva com imagens de um cargueiro desatracando do Porto de Gaolan com destino ao Brasil.
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“Isso vai ajudar muito o comércio entre os dois países e tem um grande significado porque nós estamos implementando os acordos entre os dois presidentes [Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping] feitos na visita do nosso presidente ao Brasil no ano passado”, disse o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao
De acordo com ele, trata-se de uma iniciativa que reforça a estratégia brasileira de desenvolvimento, sobretudo diante do novo contexto global com as chamadas guerras tarifárias.
“Isso causa grande confusão no comércio internacional, pois claramente viola as regras. China e Brasil são duas forças positivas para a estabilidade e prosperidade no mundo. E vamos continuar ampliando e aprofundando as cooperações”, disse o embaixador.
“Estamos inaugurando a primeira rota marítima direta da China para o Brasil. E olha onde vai parar esse navio: Salvador. É um momento muito especial, exatamente nessa circunstância quando estão tentando separar o mundo. O Brasil e a China estão se integrando para se integrar ao mundo, aumentando as relações comerciais. É um grande momento para a China, para o Brasil e para aqueles que acreditam num mundo multipolar”, festejou o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.
O secretário Dino Antunes Dias Baptista, que representou o ministro dos Portos e Aeroportos. Silvio Costa Filho, disse que a rota inaugurada é fundamental para o comércio entre os dois países e uma demonstração para o mundo, ou seja, “mais comércio e menos barreiras”.
A maior vantagem da nova rota é a redução do tempo de transporte em até 30 dias e os custos logísticos em mais de 30%.
Os navios partirão do sul da China, e atravessarão diretamente o Estreito de Malaca e o Cabo da Boa Esperança para o Porto de Santana (primeira parada) e para o Porto de Salvador (destino final), chegando diretamente a zona econômica do Brasil.