Portal oficial de Vinicius de Moraes oferece uma experiência imersiva no legado do poeta brasileiro

Vinicius de Moraes faleceu há quase 35 anos, em 1980. No entanto, seu site oficial mantém o conjunto de sua obra de forma abrangente, acessível e interativa — ao contrário de muitos projetos digitais de personalidades artísticas que, por falta de manutenção e interesse, passam a ter problemas de navegabilidade.

Quando Vinícius completou 111 anos de nascimento, em outubro, a VM Cultural — criada em 1987 para gerir e propagar seu legado — apresentou um novo espaço virtual do poeta.

Na aba “música”, há a discografia desde a trilha sonora da peça Orfeu da Conceição (1956) até o último disco, Um Pouco de Ilusão (1980), com músicas inéditas e gravado por ele e Toquinho.

Obviamente, está lá o clássico álbum Os Afro-Sambas (1966), feito com Baden Powell, além dos discos Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha – Ao Vivo no Canecão (1977) e A Arca de Noé (1980), com vários intérpretes e músicas do poeta voltadas ao público infantil.

Destaca-se a incrível participação de Toquinho na obra musical de Vinícius de Moraes. Só deles, são sete discos e três registros fonográficos de músicas para novelas: Nossa Filha Gabriela (1972), O Bem Amado (1973) e Fogo sobre Terra (1974).

Os dois ainda têm álbuns com Maria Medalha (1971), Maria Bethânia (1971), Clara Nunes (1973), a italiana Ornella Vanoni (1976) e aquele já citado com Tom Jobim e Miúcha.

Completam a aba “música” do site oficial as mais de 300 canções compostas por Vinicius de Moraes, seus parceiros e três podcasts sobre sua obra.

Nas outras abas (“poesia”, “prosa” e “cinema e teatro”), os livros com mais de 300 poemas, 30 crônicas e as cinco peças teatrais com os textos na íntegra. Há também fotos e vídeos.

Está disponível no site para download gratuito o Caderno de Leituras – Vinicius de Moraes (Cia das Letras), voltado a professores e profissionais de educação no auxílio às atividades educacionais em torno do poeta.

O site oficial também dá acesso ao Acervo Digital Vinicius de Moraes, com a espetacular disponibilização de mais de 11 mil documentos do poeta guardados na Fundação Casa de Ruy Barbosa. Vinicius merece ser eternamente lembrado e tem um projeto virtual à altura.

Artigo Anterior

O Governador do Distrito Federal institui "Dia de Alerta sobre a Importância da Vida"

Próximo Artigo

O Executivo aprovou o cronograma de entrega do bônus anual para os funcionários em 2025

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!