O porta-voz da Presidência da Argentina, Manuel Adorni, declarou que o presidente Javier Milei não agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo fato de o Brasil ter assumido a embaixada argentina na Venezuela. A decisão foi tomada em meio à ruptura diplomática entre Caracas e Buenos Aires.
“O agradecimento do presidente Milei é um agradecimento em termos de relações diplomáticas e no que o Brasil tem contribuído nesta complexa situação com o ditador Maduro. Não acredito que tenha sido [um agradecimento] pessoal [a Lula]”, disse Adorni.
Em coletiva de imprensa na Casa Rosada, um jornalista insistiu em saber se o agradecimento não seria especificamente a Lula. “Não, claro que não”, respondeu Adorni.
No início desta manhã, a bandeira brasileira foi hasteada em frente à sede diplomática, indicando que o Brasil defenderá os interesses argentinos na Venezuela de forma provisória. Horas depois, Milei escreveu uma mensagem de agradecimento nas redes sociais.
“Agradeço enormemente pela disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos”, escreveu Milei, destacando que “os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos”.
O hasteamento da bandeira brasileira na residência oficial do embaixador da Argentina na capital venezuelana ocorreu após a expulsão de diplomatas de países que contestaram os resultados da eleição do último domingo, que reconduziu Nicolás Maduro à Presidência com 51% dos votos, segundo o Conselho Nacional Eleitoral.