O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), comemorou pelas redes sociais a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou nesta terça-feira (26) o monitoramento em tempo real do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Penal do Distrito Federal. O parlamentar lembrou que a medida atende a uma solicitação feita por ele ao STF, na qual alertava sobre um possível plano de fuga do ex-presidente para a embaixada dos Estados Unidos, com o objetivo de pedir asilo político e tumultuar o julgamento na Suprema Corte. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e utiliza tornozeleira eletrônica.

“Quanto mais próximo do julgamento, maior o risco de fuga. Bolsonaro, você queria anistia. Perdeu. Queria parar o julgamento com sanções e tarifas. Agora, com possibilidade de fuga. Com essa decisão aqui, acabou. Vamos para o julgamento do Bolsonaro”, afirmou Lindbergh.

Leia mais – Quaest: maioria dos brasileiros é a favor da prisão domiciliar de Bolsonaro

Leia mais – Na mira da PF: Bolsonaro recebeu mais de R$ 44 milhões desde 2023

Julgamento

Ao comentar a decisão de Alexandre de Moraes, o líder petista destacou que o magistrado acatou as argumentações apresentadas no seu pedido, inclusive pelo fato de o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, estar articulando a partir dos Estados Unidos ações para tentar impedir o julgamento do pai pelo STF.

Na decisão, Moraes reforçou o risco: “Neste sentido, as ações de Eduardo Bolsonaro, estando inclusive localizado em país estrangeiro, demonstram a possibilidade de risco de fuga por parte de Jair Bolsonaro, de modo a se furtar da aplicação da lei penal, em razão da proximidade do julgamento do mérito da Ação Penal 2688”, escreveu o ministro.

Do PT Câmara

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/08/2025