Por que optar por oficiala de Justiça. Por Moisés Mendes

Jair Bolsonaro internado na UTI. Foto: Divulgação

A partir de hoje, passo a adotar a forma ‘oficiala de Justiça’, toda vez que escrever a respeito da servidora pública que enfrentou a agressividade de Bolsonaro na UTI com brava serenidade.

A melhor explicação para isso está no site jusbrasil e foi dada pelo editor e professor de português Paulo Flávio Ledur. Abaixo, o texto na íntegra:

“A utilização, algumas vezes, por esta página, da expressão “oficiala de justiça” – quando se trata de servidora do sexo feminino – deixou uma dúvida na leitora Ana Paula Picolotto Vieira, estagiária de um escritório de Advocacia de Bento Gonçalves.

A palavra com a no final estaria correta? – questionou ela. O colunista sentiu-se instigado e foi ouvir o editor e professor de Língua Portuguesa Paulo Flávio Ledur. Eis sua opinião:

“Em que pese os dicionários, em regra, registrarem oficiala como feminino de oficial, é raro encontrarmos esse uso, o que, aliás, ocorre com as funções em que a participação da mulher é fato recente. No Exército e na Brigada Militar, por exemplo, adotaram-se denominações como capitão feminino Fulana, sargento feminino Sicrana, etc., em vez das formas diretas: capitã, sargenta, … Nas áreas em que a participação da mulher é mais antiga, tal não ocorre, estando consagradas as formas diretas: professora, advogada, médica, etc. Por mais paradoxal que seja, na verdade é o uso que faz a língua, razão por que se deve respeitá-lo. Apesar disso, sou defensor da passagem direta de todas essas funções para o feminino e entendo que isso é apenas uma questão de tempo. Aposto que no futuro todos dirão oficiala, coronela, capitã, sargenta, soldada e até mesmo caba como feminino de cabo, por mais estranha que essa forma hoje possa parecer. Entendo também que a mulher deve lutar por isso”.

Originalmente publicado no Blog do Moisés Mendes

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Contas de luz tem bandeira amarela acionada no mês de maio

Próximo Artigo

STJ rejeita HC que libertaria todos os condenados pelo falso juiz ‘descendente de nobres ingleses’

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!