Por que a Anvisa proibiu a comercialização e determinou o recolhimento de 6 marcas de azeite no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira 27, a proibição de venda e o recolhimento de mais duas marcas de azeites das prateleiras dos supermercados brasileiros. As marcas La Ventosa e Santoniri somam-se a outros quatro rótulos com a comercialização suspensa neste mês em meio à alta no preço do produto.

No caso dos rótulos La Ventosa e Grego Santorini, devem ser apreendidos produtos das marcas que contenham na rotulagem, respectivamente, como embaladoras a empresa Caxias Comércio de Gêneros Alimentícios e a Intralogística Distribuidora Concept. Nos dois casos, os produtos foram proibidos porque os CNPJs informados nas embalagens estão suspensos por inconsistência cadastral na Receita Federal do Brasil.

Na prática, a agência alega que sem a regularização da Receita, não se pode precisar a origem dos produtos ofertados por ambas as marcas. Além da proibição da distribuição, comercialização e continuidade da fabricação caso ocorra em solo nacional, a Anvisa aconselha aos consumidores que não utilizem os produtos já adquiridos, uma vez que não há garantia de qualidade e de que a composição seja a transcrita na rotulagem.

Produtos clandestinos

As outras quatro marcas de azeite com vendas suspensas no Brasil são Quintas D’Oliveira, Alonso, Escarpas de Oliveira e Almazara.

Elas tiveram a comercialização suspensa na semana passada após a identificação da circulação de produtos clandestinos no mercado brasileiro. A denúncia foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, responsável pela classificação e cadastro de empresas produtoras de óleos vegetais no País.

A comercialização dos produtos de todas as seis marcas listadas acima configura infração sanitária. Estabelecimentos devem separar as unidades restantes dos produtos e comunicar às unidades municipais da Vigilância Sanitária para que possa ser feito o recolhimento dos itens sem que haja multa ou outras penalidades ao comerciante.

Artigo Anterior

PT aciona Conselho de Ética da Câmara pela cassação de Eduardo Bolsonaro, diz Lindbergh

Próximo Artigo

Governo dos EUA encerrará todos seus contratos com Harvard

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!