O ex-presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com a eleição e posse do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cresceram as especulações sobre o futuro de seu antecessor, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). As movimentações relacionadas à reforma ministerial indicam que, por desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mineiro deve ser nomeado ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fontes a par dessas tratativas, de acordo com o Valor Econômico, apontam que Alckmin se dedicaria exclusivamente à vice-presidência ou poderia ser realocado em outro ministério, conforme decisão de Lula.

Segundo uma fonte bem informada sobre as negociações, Pacheco já foi comunicado da possibilidade de assumir a pasta, por dois emissários de Lula. Caso esse cenário se concretize, ele ocuparia o posto atualmente exercido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Um aliado de Pacheco ressalta que, à frente do ministério, o ex-presidente do Senado teria a oportunidade de estreitar os laços entre empresários mineiros e o governo federal, fortalecendo a interlocução com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que, no momento, mantém uma relação mais próxima com Zema e com setores da direita no Estado.

O senador Cleitinho (PL-MG), o governador Romeu Zema (Novo) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Foto: Reprodução

Diante de um cenário político mineiro dominado por lideranças de direita, como o governador Romeu Zema (Novo), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), Pacheco se destaca como a única liderança de centro capaz de oferecer um palanque sólido para Lula no Estado nas eleições do próximo ano.

Seu nome chegou a ser cogitado para o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), devido à sua formação como jurista e ao período em que presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. No entanto, Lula decidiu manter o ministro Ricardo Lewandowski à frente da pasta.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/02/2025