
Um grupo de pais, composto por cerca de 390 integrantes, está organizando uma manifestação neste domingo (23) na Praça Jorge Lacerda, em frente à Prefeitura de Pomerode, SC, para questionar a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 5 anos.
De acordo com Lucas Alichandre, um dos organizadores, a principal preocupação dos manifestantes é a suposta falta de informações sobre a vacina e seus possíveis efeitos nas crianças, além do receio de que os pais que optarem por não vacinar seus filhos possam ser chamados ao Conselho Tutelar e sofrer sanções.
“Decidimos fazer essa manifestação para trazer esse assunto para debate. Para mostrar que há uma parcela da população que é contrária. Respeitamos a liberdade individual de cada um, então os pais que acreditam que devem dar a vacina, têm essa liberdade. Mas gostaríamos de ser respeitados também se não quisermos dar a vacina. Posteriormente, também pretendemos fazer uma movimentação para tentar trazer uma audiência pública para debater essa questão, com a presença de autoridades especialistas no tema”, afirmou.
A deputada bolsonarista Julia Zanatta (PL-SC), que tem se posicionado contra a obrigatoriedade da vacinação infantil, já anunciou que estará presente. Em 2024, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um recurso da parlamentar para rediscutir a exigência da imunização contra a Covid-19 em crianças dessa faixa.
Amanhã, domingo dia 23/02 em Pomerode, a cidade mais alemã de Santa Catarina terá uma passeada CONTRA a vacina galera….. pic.twitter.com/zl6EgNGtqy
— Enfermeiro do BRICS 🇧🇷 🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦 (@enf_intensiva) February 23, 2025
Especialistas de todo o mundo alertam para os riscos do negacionismo científico e da disseminação de desinformação sobre vacinas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da Pfizer-BioNTech para crianças após rigorosa análise de segurança e eficácia, baseada em estudos nas fases 1, 2 e 3. Médicos e cientistas reforçam que a imunização é essencial para prevenir formas graves da doença e evitar a propagação do vírus.
Em 2022, Jair Bolsonaro foi o candidato mais votado na cidade, com 80,53% dos votos (16.570 no total), enquanto Lula (PT) recebeu 4.007 votos, representando 19,47% do eleitorado local. Durante seu governo, Bolsonaro adotou uma postura contrária às recomendações científicas sobre a Covid-19, incluindo a vacinação infantil.