Foto: Fernando Frazão

O ex-deputado Deltan Dallagnol, cujo mandato foi cassado em maio de 2023, realizou mais um ataque ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Nele, o ex-procurador que se destacou pela parceria com Moro na Lava Jato, fazia menção a uma suposta intimação que Alexandre de Moraes teria recebido de um congressista americano.

”Estou recebendo muitos comentários de gente perguntando o que pode acontecer, na prática, com Alexandre de Moraes depois da intimação do congressista americano, que deu uma semana para Moraes explicar seus abusos judiciais”, escreveu, sem citar o nome de Chris Smith, o congressista americano responsável pelo envio do documento a Moraes.

Publicação em que Deltan dissemina informações fraudulentas e realiza ataque contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – Foto: Reprodução

 

Após a postagem, Dallagnol recebeu críticas nas redes. O professor e ex-defensor público Caio Paiva compartilhou um print da publicação de Dallagnol refutando as declarações do político. No compartilhamento, Caio afirma que Deltan “precisa aproveitar para estudar direito internacional”.

”Vamos aproveitar situações grotescas como essa para estudar Direito Internacional? Na prática, a intimação de um congressista americano com questionamentos para o Ministro Alexandre de Moraes tem o mesmo valor que uma intimação de um vereador de Osasco: nenhuma”, escreveu Caio.

”Os EUA não exercem qualquer jurisdição sobre o Brasil. O Ministro Alexandre de Moraes não tem capacidade jurídica de pessoa internacional. O Estado brasileiro, sim, pode ser processado em instâncias internacionais (os EUA não são uma delas). Na história, associar os EUA como “polícia do mundo” representa uma rendição ao imperialismo. Por fim, o entusiasmo de Deltan contradiz um princípio caro até mesmo para o conservadorismo-nacionalista: ceder a outro país poder sobre o Poder Judiciário nacional”.

A senadora Soraya Thronicke também se manifestou após as postagens de Deltan. Em suas declarações, a ex-candidata à Presidência criticou a falta de conhecimento do ex-deputado, afirmou que sua atitude se tratava de disseminação de informações fraudulentas, além de classificar as falas como “má-fé”.

”Eu até relevaria um comentário desses vindo de uma pessoa leiga, mas de Deltan não posso aceitar. Ele passou em um concurso para o MPF, e tem SIM noção da mentira que está disseminando. Isso se chama má-fé!! Que vergonha!!”, afirmou.

Captura de tela da publicação de Soraya em resposta às declarações fraudulentas de Dallagnol – Foto: Reprodução

 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024