O político hondurenho Mario Rivera, mais conhecido como Chano, lançou uma proposta para converter Honduras em um Estado Livre Associado aos Estados Unidos, a exemplo do que ocorre com Porto Rico.
Os porto-riquenhos integram um “território não incorporado” aos Estados Unidos. O país pôde criar, em 1952, sua própria Constituição e formar um governo local, mas sua autonomia é restrita — Washington controla as fronteiras, a defesa e as relações exteriores, por exemplo.
Pessoas que nascem em Porto Rico são cidadãos dos Estados Unidos e contribuem para a segurança social norte-americana, mas não votam em eleições para a Casa Branca, a menos que tenham residência legal em um estado ou território incorporado.
Sob controle dos Estados Unidos desde 1898, Porto Rico também enfrenta constantes problemas de infraestrutura, agravados pelo devastador furacão Maria, de 2017. Um caso recente foi o apagão generalizado na véspera de Ano Novo, que impactou 1,5 milhão de clientes da Luma Energy.
Rivera, por sua vez, protagoniza uma campanha intitulada “unamo-nos aos gringos”.
“Com a ajuda de Deus, a união com os gringos e a fé deste povo, vamos mudar”, diz ele em um vídeo publicado nas redes sociais.
O político, com experiência no mundo publicitário, alegou que a independência de Honduras falhou, razão pela qual “é hora de se integrar a uma nação que garante segurança, educação e todas as oportunidades de que o povo precisa”.
Ver essa foto no Instagram