O político hondurenho Mario Rivera, mais conhecido como Chano, lançou uma proposta para converter Honduras em um Estado Livre Associado aos Estados Unidos, a exemplo do que ocorre com Porto Rico.

Os porto-riquenhos integram um “território não incorporado” aos Estados Unidos. O país pôde criar, em 1952, sua própria Constituição e formar um governo local, mas sua autonomia é restrita — Washington controla as fronteiras, a defesa e as relações exteriores, por exemplo.

Pessoas que nascem em Porto Rico são cidadãos dos Estados Unidos e contribuem para a segurança social norte-americana, mas não votam em eleições para a Casa Branca, a menos que tenham residência legal em um estado ou território incorporado.​

Sob controle dos Estados Unidos desde 1898, Porto Rico também enfrenta constantes problemas de infraestrutura, agravados pelo devastador furacão Maria, de 2017. Um caso recente foi o apagão generalizado na véspera de Ano Novo, que impactou 1,5 milhão de clientes da Luma Energy.

Rivera, por sua vez, protagoniza uma campanha intitulada “unamo-nos aos gringos”.

“Com a ajuda de Deus, a união com os gringos e a fé deste povo, vamos mudar”, diz ele em um vídeo publicado nas redes sociais.

O político, com experiência no mundo publicitário, alegou que a independência de Honduras falhou, razão pela qual “é hora de se integrar a uma nação que garante segurança, educação e todas as oportunidades de que o povo precisa”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/02/2025