A Força Tática Federal deflagrou nesta terça-feira 16 uma operação contra um grupo envolvido na migração clandestina de seis brasileiros para os Estados Unidos. Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Governador Valadares (MG).
Em maio, os migrantes foram abordados em Cancún, no México, quando se dirigiam aos Estados Unidos. Segundo a Força Tática Federal, criminosos os submeteram a agressões físicas e psicológicas.
No decorrer da investigação, um suspeito de chefiar o grupo que promoveu a migração clandestina foi detido nos Estados Unidos por “irregularidades migratórias”.
A Força Tática Federal sustenta que ele contava com uma rede de apoio no Brasil para receber e movimentar o dinheiro que os migrantes pagavam para tentar atravessar a fronteira. O homem detido deve ser deportado pelas autoridades norte-americanas.
“A Força Tática Federal alerta para os riscos que envolvem a migração clandestina, especialmente a rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais”, diz a corporação.