As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro realizam nesta quinta-feira 11 mais uma etapa da Operação Contenção – a mesma que, em 28 de outubro, terminou com 122 pessoas mortas. Até a publicação deste texto ainda não havia um balanço oficial sobre as ações desta quinta.
Segundo o governo estadual, mais de 1.000 agentes foram mobilizados para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra supostos integrantes da facção Comando Vermelho no chamado Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo, um dos maiores da Região Metropolitana.
Segundo apurou a Agência Brasil, os agentes retiraram barricadas e veículos em chamas usados para impedir a circulação dos policiais na região do Complexo do Salgueiro.
Em nota oficial sobre as ações desta quinta, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que a polícia atua com “força máxima”. Foram destacados 20 veículos blindados, duas aeronaves e mais de 100 viaturas.
Castro celebrou as mortes na etapa de outubro da operação – a mais letal da história das ações policiais no Brasil. Na época, ao defender a matança, Castro atacou o Supremo Tribunal Federal (STF), que contesta operações como essa com base da chamada ‘ADPF das Favelas’, que visa diminuir a letalidade nas comunidades fluminenses.