Bolsonaristas acorrentados fazem vigília e “pedem a Deus” por anistia aos golpistas do 8 de Janeiro. Foto: Reprodução

Um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou, na noite desta segunda-feira (28), uma vigília em Brasília pedindo a anistia dos golpistas presos pelos atos terroristas de 8 de Janeiro.

Reunidos com cartazes e uma lista com 150 nomes de condenados, os manifestantes rezaram em frente à Torre de TV, em Brasília, e cobraram que a Câmara dos Deputados coloque em votação o projeto de lei que trata da anistia.

A advogada Tanieli Telles, que representa alguns dos detidos, liderou a ação. “São 150 pais e mães de família, avôs e avós, filhos, netos… pessoas que foram presas e condenadas por crimes que não cometeram”, declarou.

Segundo ela, o ato “é espiritual e não político” e deve se repetir enquanto houver presos. “Até que o último preso saia da prisão, nós não deixaremos de orar e lutar por anistia”, afirmou. “Quem quiser vir orar, buscar a Deus, interceder por essas pessoas, esse é o nosso propósito. Nossa motivação é a paz.”

O protesto, que contou com cerca de 10 pessoas, foi o primeiro do tipo desde a internação de Bolsonaro no hospital DF Star, em abril, por ocasião da última cirurgia, quando o mesmo grupo se reuniu em frente à unidade.

Entre os participantes estava a missionária Ilda dos Santos, de 84 anos, que disse: “Deus tem nos visitado com muito poder”. Também participou Célia Santos, irmã de Adalgiza Dourado, detida em 8 de Janeiro e que chegou a recorrer à Organização dos Estados Americanos (OEA). “Com Jesus, somos invencíveis”, declarou.

O grupo pressiona o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a votar o projeto de anistia, que segue parado desde que o Congresso entrou em recesso, em 18 de julho. Apesar dos esforços da bancada do PL, partido de Bolsonaro, a proposta enfrenta resistência, falta de apoio político e, mais recentemente, a perda de foco diante da crise com os Estados Unidos, após o tarifaço imposto por Donald Trump.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/07/2025