PMMG não executa hino político durante treinamento

Boato – A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) canta “cabra safado, metido a maconheiro” durante exercício.

Análise

Um vídeo tem chamado atenção na internet e sendo compartilhado, em tons diferentes por pessoas de direita e de esquerda. Nas imagens, há um treinamento de policiais militares de Minas Gerais.

Correndo nas ruas, eles entoam um cântico. Junto ao vídeo, é dito que eles cantaram “cabra safado, metido a maconheiro”. Algumas pessoas comemoraram. Outras lamentaram e criticaram a polícia.

““Cabra safado, metido a maconheiro” Viva a PMMG”, “PM de Minas é outro nível. ‘Cabra safado, metido a maconheiro’”, ““Cabra safado, metido a maconheiro” Se as FFAA decepcionam, a PM não”, dizem algumas mensagens. Veja o vídeo:

Checagem

Como falamos, o conteúdo se espalhou por todas as matrizes ideológicas. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo que mostra os policiais militares da PMMG? 2) A música cantada pelos policiais militares da PMMG tem os termos metido a maconheiro? 3) É comum ter fakes com vozes do tipo?

Qual é o contexto do vídeo que mostra os policiais militares da PMMG?

O vídeo mostra, de fato, uma espécie de treinamento de policiais militares de Minas Gerais. De acordo com a PMMG (que esclarece o caso em nota), trata-se de um vídeo antigo.

A música cantada pelos policiais militares da PMMG tem os termos metido a maconheiro?

Não. A própria Polícia Militar de Minas Gerais aponta que não há teor político no vídeo. “A Polícia Militar de Minas Gerais informa tratar-se de uma informação falsa, inclusive que foi retratada pela pessoa que publicou. Não há qualquer menção política no áudio do vídeo, conforme foi colocado na legenda”, apontou.

Ao ouvir o vídeo, é possível perceber que o cântico usa os termos “metido a maconheiro” e não “petista e maconheiro”. A interpretação em questão foi errada.

É comum ter fakes com vozes do tipo?

Sim. É comum que interpretações erradas de falas (quem nem sempre são claras ou foram gravadas de forma clara) gerem fake news. Um exemplo é uma fala de Lula em que ele diz “asfaltozinho” e mensagens apontavam que ele teria dito “assaltozinho”. 

Fake news ❌

É falso a Polícia Militar de Minas Gerais cantou “petista e maconheiro” durante um exercício de rotina. Além de a história ter sido desmentida, o que foi falado foi “metido a maconheiro”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Artigo Anterior

Debate em tempo real: Especialistas discutem a garantia de acesso ao aborto seguro no Sistema Único de Saúde

Próximo Artigo

Procuradoria do Estado de São Paulo lança inquérito para apurar suspeitas de conflito de interesses na venda da Sabesp

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!