PM reprime famílias no Acampamento Nova Esperança

A luta pela terra no Brasil sempre tem capítulos sangrentos com virtuais guerras, onde há muitas mortes, tortura e perseguição.

O novo capítulo ocorreu no dia 8 de janeiro com o o Acampamento Nova Esperança, no município de Nova Brasilândia d’Oeste (RO), formado por mais de oitenta famílias. Esse região vive esse conflito há algum tempo, a terra foi ocupada pelos posseiros, pois o dono tinha diversas multas nas terras e somente tinha um recibo de compra e venda.

Essa luta remete a quase vinte anos para ter a posse da terra, porém em 2024 o, a  Fazenda Capão da Onça, no dia 25 de dezembro a justiça expediu a reintegração de posse para o suposto dono.

Em 2021, houve uma promessa do Incra de fazer o cadastramento das famílias e das terras da Fazenda Capão da Onça, porém não cumpriram com o combinado.

Com o pedido de reintegração de posse as famílias foram despejadas nas ruas da cidade, a polícia militar usou da coação e da violência para realizar a desocupação. As famílias foram colocadas em um abrigo provisório.

Despejadas pela Polícia Militar, as famílias foram alojadas em local de situação muito precária no município de Castanheiras, após o Natal as famílias decidiram retornar para a Fazenda Capão da Onça.

No momento as famílias estão lá, porém sofrem com a repressão policial. “A Polícia Militar passou a cercar a área, fazendo blitz e parando todos os vizinhos que circulam pela região, dificultando a entrada e saída das pessoas do local, impedindo o abastecimento do acampamento, doações de cestas básicas e o retorno de mais famílias. Assim também impedem os acampados de trabalhar nos sítios da vizinhança“, relatou a Comissão Pastoral da Terra.

Diante dos conflitos é preciso que os trabalhadores rurais se organizem atráves de comitês de autodefesa, pois somente assim vão conseguir se defender da PM, dos jagunços e dos pistoleiros pagos pelos latinfundiários.

Artigo Anterior

Mark Zuckerberg descobriu que homens não menstruam

Próximo Artigo

Costa do Marfim anuncia retirada de tropas francesas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!