O Plebiscito Popular entrou oficialmente em sua segunda fase no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (1º), com um ato político realizado no Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre. O lançamento contou com a participação de representantes de partidos políticos, das duas frentes que organizam a consulta nacional, além das principais centrais sindicais do estado.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) teve presença destacada no evento e reforçou a importância da unidade e da amplitude do movimento, além de destacar a necessidade de um trabalho político e financeiro consistente para garantir o êxito do plebiscito.

“A CTB está chamando pela unidade, pelo engajamento junto às bases, e pelo investimento necessário — tanto político quanto financeiro — para que essa ferramenta de consulta popular cumpra seu papel estratégico nesse momento do país”, afirmou a direção da entidade.

A expectativa no Rio Grande do Sul é ousada: alcançar a marca de um milhão de votos. Para isso, a CTB já deu os primeiros passos. Uma urna já está instalada na sede da central em Porto Alegre, e os sindicatos filiados estão sendo convocados a mobilizar suas categorias, divulgar o plebiscito e instalar urnas em seus respectivos locais de trabalho e atuação.

Essa nova fase sucede um período inicial dedicado à organização, articulação de forças e entidades, além de uma formação política com militantes e ativistas para preparar a base social para os desafios do processo.

A CTB reforça o chamado à militância e às organizações populares a se somarem a essa jornada de luta em defesa da soberania, dos direitos e da democracia.

📌 Para cadastrar uma urna ou saber mais sobre o plebiscito, acesse:
👉 https://plebiscitopopular.votabem.com.br/acesso

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/07/2025