A Advocacia-Geral da União divulgou, na segunda-feira 16, que o YouTube retirou vídeos com informações falsas sobre a saúde do presidente Lula, após uma notificação enviada pela pasta na sexta-feira 13.

A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, da AGU, solicitou a remoção de 12 vídeos em até 24 horas. De acordo com a Advocacia-Geral, a plataforma removeu sete deles até o fim da tarde da segunda-feira.

“A informação falsa e a desinformação enfraquecem a confiança nas instituições democráticas e no jornalismo independente, como também prejudicam a participação eficaz e eficiente dos cidadãos em assuntos públicos”, disse a procuradora nacional da União de Defesa da Democracia, Karina Nathércia Lopes.

Entre as informações falsas disseminadas nos vídeos, segundo o governo, estava a alegação de que Lula havia morrido. O presidente, no entanto, recebeu alta médica no domingo 15 e já está em sua casa, em São Paulo. Ele foi submetido a uma cirurgia de emergência na última terça-feira 10 para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/12/2024