O presidente Lula ao plantar uvas no vídeo. Foto: Reprodução/X

Neste sábado (16), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou um vídeo em seu perfil no X em que envia uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na gravação, Lula aparece semeando uvas e afirma: “Planto comida, não ódio”.

O vídeo foi publicado no fim da noite e reforça uma série de recados trocados entre os dois líderes nas últimas semanas, após Trump impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras destinadas aos EUA.

A imagem mostra Lula em um ambiente externo, acompanhado por outro homem. Lula está agachado, vestindo camiseta marrom, enquanto o outro homem está de pé, usando camisa polo escura, shorts brancos, chapéu e óculos escuros, em aparente conversa. Ao fundo, há vegetação e uma estrutura de madeira.

No vídeo, gravado pela primeira-dama Janja, Lula convida Trump a visitar o Palácio da Alvorada e conhecer o Brasil “do povo que gosta de samba, Carnaval, futebol e de outros países”. Ele ressalta a hospitalidade brasileira e a diversidade de afinidades do país.

Lula encerra a gravação manifestando expectativa por um diálogo futuro, em que Trump possa compreender a “qualidade do povo brasileiro”.

Desde o anúncio das tarifas, representantes do governo brasileiro, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentam contato com autoridades norte-americanas para negociações, sem sucesso até o momento.

O governo do Brasil vê as sanções americanas não apenas como pressão comercial, mas como uma tentativa de “mudança de regime”. Fontes do Planalto afirmam que os EUA querem influenciar o processo eleitoral brasileiro e garantir um candidato alinhado ideologicamente com Trump na eleição presidencial de 2026.

Segundo a análise brasileira, as medidas de Trump vão além da questão comercial e também buscam influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF, previsto para setembro, reforçando a ideia de interferência nos rumos políticos do país.

Veja o post:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/08/2025