Pitaco da Cabocla: Mobilização por justiça fiscal
por Marilza de Melo Foucher
A luta hoje é por justiça fiscal. Uma luta legítima para o país mais injusto do mundo!
A minoria no Brasil possui todos os poderes e a maioriade dos despossuidos se revoltam. Isto é mais que natural. Porquê aceitar eternamente que os pobres e classe média sustentem os bilionários ? Aceitem passivamente o abuso de poder? O desvio de verbas públicas à fins eleitoreiros em detrimento dos interesses coletivos?
O Hugo Motta Brilhantina agora pede socorro aos donos da Globo para dizer que é o PT que está organizando e promovendo essa “agitaçãoNet”. Isto é aberrante que essas categorias se manifestem contra os ricos, bilionários e rentistas! Esses detentores de todos os poderes não podem contribuir com um percentual mínimo para a justiça fiscal.
Cá entre nós, se é o PT que está por trás desse despertar de luta de classes, como afirma o jornal Nacional da Globo, eu vou me refiliar ao Partido! Eu apenas participei na fundação do PT e contribui modestamente na organização de agendas internacionais quando solicitada, mas nunca tirei a carteirinha do PT ! Aliás sinto-me livre para tecer minhas críticas quando necessária.
Não escondo minha alegria de ver uma minoria de despossuídos de poderes despertar sua cidadania política!
Engraçado, quando era o Nikolas Chupetinha divulgando fake-news sobre o Pix e outras medidas do governo Lula, a Globo nunca usou 6 minutos para protestar e acusar a extrema direita pela manipulação de dados e de mentiras. Agora que o congresso assume a defesa dos ricos e usurpa o poder do Presidente Lula, o Presidente da Câmara que traiu o acordo com o governo, agora acuado diante das reações acusa o PT e o governo de agressão ao poder Legislativo. O deputado Brilhantina descobre que é o Presidente da Câmara ou seja, é o Presidente da Casa do Povo e não da Casa dos Ricos! Ao trair o Povo é normal que o Povo se aproprie dos instrumentos de seus aliados da extrema direita para manifestar sua revolta.
A diferença que agora as redes digitais deixam de ser instrumentos para o gabinete do ódio criado para espalhar fake-news e aguçar o ódio entre os brasileiros, hoje as redes sociais são usadas como um instrumento de resgate da cidadania política na luta contra as injustiças sociais.
Se essa ação de revolta popular que o jornal nacional atribui somente ao PT, do meu ponto de vista significa ignorar a sociedade civil organizada formada pelo mundo associativo, movimentos sociais, influenciadores políticos, organizações não governamentais e também indivíduos que sabem fazer os memes que nem sempre são filiados ao PT e outros partidos politicos de esquerda.
Porém, se o PT tem essa força eu digo: BRAVO! Muito bem! Estou feliz de assistir o PT renascer tal como sonhou a vovó subversiva que com muito afinco participou na sua fundação. Defendíamos um PT democraticamente plural que lutaria para a consolidação da cidadania política através da participação ativa da sociedade civil organizada. Era a volta da democracia: Sem medo de ser feliz.
Marilza De Melo Foucher – Economista e jornalista. É colaboradora e blogueira do Mediapart em Paris
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “