Se a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL) pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) for confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seus votos serão anulados, o que pode resultar na perda de mandato de outros deputados eleitos com base em seu coeficiente eleitoral. Segundo a própria Zambelli, essa decisão pode afetar dois ou três parlamentares de seu partido.
Na última quinta-feira (30), o TRE-SP decidiu por 5 votos a 2 cassar o mandato da bolsonarista por abuso de poder. O tribunal entendeu que ela usou de forma indevida os meios de comunicação, espalhando fake news sobre o processo eleitoral de 2022.
Deputados ameaçados
Entre os deputados que podem perder seus mandatos estão os bolsonaristas Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PL), e Paulo Bilynskyj (PL). Também corre risco Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL).
Caso a redistribuição dos votos de Zambelli aconteça, essas cadeiras podem ser transferidas para o PSOL, partido da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), autora da ação que resultou na cassação da bolsonarista.
Apelo de Zambelli
Após a decisão do TRE-SP, Zambelli enviou mensagens pelo WhatsApp a aliados, pedindo que se manifestassem em sua defesa nas redes sociais para demonstrar que ainda conta com apoio político. Ela classificou a cassação como um “julgamento político”.
“Infelizmente a votação terminou com somente 2 votos divergentes, com um resultado de 5×2 pela cassação do meu mandato e 8 anos de inelegibilidade. Peço que os colegas postem em seu X pra que os jornalistas vejam o apoio dos amigos. Foi um julgamento político e não jurídico no TRE-SP com a inclusão de fatos alheios ao processo”, escreveu a deputada.
A parlamentar anunciou que recorrerá da decisão e alertou os colegas da Câmara sobre as consequências de uma eventual derrota. Ainda cabe recurso.
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) January 30, 2025