No Pílulas Musicais desta segunda-feira (24), vamos falar um pouco da carreira e história do grande cantor e compositor brasileiro Elton Medeiros, que segue até os dias de hoje sendo considerado um dos maiores nomes do samba. 

A carreira de Elton começou logo cedo, quando tinha apenas 17 anos quando ainda tocava apenas trombone em uma gafieira e em uma orquestra.

Elton Medeiros foi um dos fundadores da ala de compositores da escola de samba Aprendizes de Lucas, e seu samba “Exaltação a São Paulo” é considerado um dos melhores da história da escola.

O sambista segue sendo aclamado e conhecido por sua extensa lista de composições marcantes, como “O Sol Nascerá”, “Onde a Dor Não Tem Razão”, “Pressentimento” e “Injúria” e “Mundo”, ambas tendo um em comum uma parceria na composição: Eduardo Gudin.

Assista um trecho:

Ao longo de sua carreira, Elton Medeiros lançou 25 discos e além de Eduardo Gudin, chegou a colaborar com diversos outros artistas da MPB, como Cartola, Paulinho da Viola e Zé Keti.

Sua longa discografia coleciona músicas que são marcadas por melodias envolventes e letras poéticas que retratam a vida e os costumes do povo brasileiro.

Elton Medeiros faleceu em 4 de setembro de 2019, aos 90 anos, deixando um legado de músicas inesquecíveis e uma importante contribuição para a cultura brasileira.

Leia mais:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/02/2025