A Pílula Musical desta quinta-feira (20) relembra os marcos da trajetória musical de Ary Barroso, compositor que marcou a história da música popular brasileira com sambas e marchinhas emblemáticas.
Nascido na cidade de Ubá, em Minas Gerais, no dia 7 de novembro de 1903, Ary Evangelista de Resende Barroso ascendeu no cenário musical especialmente com a canção “Aquarela do Brasil“, um hino à beleza do país, considerada um símbolo do chamado “samba-exaltação”.
Autor de mais de 300 canções, Barroso foi o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Canção Original, em 1945, pela música “Rio de Janeiro“, do filme Brasil (1944). Muitas de suas composições foram levadas ao cinema, interpretadas por uma diversidade de artistas, de Frank Sinatra a Carmen Miranda.
Carmen gravou 30 músicas de Barroso, o que o torna o compositor com mais composições interpretadas por ela. Abaixo veja a interpretação da cantora em conjunto com Luiz Barbosa de “No Tabuleiro da Baiana“, letra escrita por Barroso em 1936 e lançada no mesmo ano em disco 78 rpm da gravadora Odeon.
Barroso faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de fevereiro de 1964. Em sua homenagem, uma lei federal assinada em 2006, transferiu o Dia do Radialista de 21 de setembro para dia 7 de novembro, dia do seu aniversário.
Com informações do Gemini IA
Leia também: